Não provém da sabedoria esta pergunta

7 de agosto de 2022

Man 2915187 1280

Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”

Eclesiastes 7: 10

Ainda me surpreendo ao ouvir pessoas que insistem em dizer: “O dia de ontem foi melhor que o dia de hoje”. E quando essa colocação vem de alguns em que particularmente prezo, chega a causar estranheza. Penso que, na verdade, se hoje estamos vivos, é porque vencemos o dia de ontem que, se você bem perceber, foi repleto das suas dores, pois, nele, certamente você teve que lutar com suas questões e suas angústias. Sem dúvida, o hoje é infinitamente melhor do que ontem e deveras melhor do que o amanhã. Mas é no viver bem o hoje que vamos perseverar na expectativa de saber que, para o amanhã, Deus é a nossa única a esperança.

Tem muita gente querendo mudar o passado. Bem, que fique claro, a quem interessar possa: não dá! Não adianta tentar mandar uma mensagem pelo túnel do tempo, com o desejo de que ela chegue em Adão para que tudo seja diferente. Pois é, vou insistir na tecla, meu querido: não dá pra mudar o passado. Imagine você entrar numa máquina do tempo e enviar uma mensagem ao pretérito e dizer: “Adão, não coma dessa fruta, não faça isso. Se você o fizer, vai dar ruim geral. As pessoas que virão depois de você vão ter que trabalhar arduamente para se sustentar, e isso é por demais penoso, meu caro”. Mas, se possível fosse, será que Adão ouviria?

Também não adiantaria tentar chegar em Davi, e dizer: “Meu amigo, tira os olhos dessa mulher, vai dar ruim pra você. Gente vai morrer e você sofrerá amargamente. Penso que isso também não mudaria a história de vida desse rei, muito menos da nação que ele governava. Até porque, Davi tinha seus defeitos difíceis de corrigir. Não adianta pedir que os três irmãos tivessem cuidado com suas atitudes ou, caso contrário, eles seriam jogados na fornalha. Eles Jamais iriam negar a Deus. Será que Daniel aceitaria seu conselho com medo de ao confrontar a lei de um rei e, ser jogado, direto na cova dos leões? Daniel jamais aceitaria um conselho contrário à sua obediência a Deus. E se você dissesse a Jonas: “Olha, o melhor que você tem a fazer é seguir a rota natural que lhe foi proposta. No, entanto, você seria mesmo capaz de persuadir um homem determinado a seguir na direção contrária dos caminhos de Deus? Mudaria Jonas sua opinião por causa da tua intervenção?

Não tem como falar a Pedro para confiar, era a voz do mestre. Note que foi o próprio Jesus, ao andar sobre as águas, que lhe disse: “Venha!”. E mesmo nessa certeza, bem juntinho a Cristo, praticamente do lado de dEle, Pedro perdeu a confiança e ia se afogar. Veja bem, Jesus estava presente ao lado desse homem de fé. Mesmo assim, Pedro sucumbiu. Ouviria então ele o seu alerta? E nem tente dizer ao apóstolo Paulo: “Olha, Paulo, não perca tempo com esse pedido para que Deus tire seu espinho da carne”. Acredito que Paulo insistiu até ouvir claramente a voz da eternidade lhe dizer: “Paulo, segue sua vida ‘minha graça te basta’”.

Pois é, não dá para mudar passado. Não dá para impedir que aquele seu amigo do peito morresse, para que, desse modo, você não sentisse tanta tristeza, tanta saudade. Sim, a dor da perda de um ente querido é doida. Dor essa que dói até hoje. É também impossível impedir a morte de alguém (Sl 139: 16). Se pudesse voltar ao passado, creio que a maioria falaria a seu pai ou sua mãe: “Te amo”. E falaria isso com todo amor possível a um coração, num tempo bem próximo da fatídica chamada da morte à eternidade. Hoje sabemos que não tem como mudar o dia da morte do pai ou da nossa mãe. Tudo que se foi está no seu devido lugar e cuidadosamente foi preparado para que, assim como foi o dia de ontem, é como ele realmente deveria ter acontecido.

No seu hoje, meu irmão, não diga: “Os dias passados são melhores do que estes”. Segue a dica, solte o seu passado, deixe-o no lugar dele, você precisa aproveitar o hoje. Tudo ou todas as coisas pelas quais você passou na sua vida, devem servir no hoje, e te acompanhar como a melhor experiência existencial nesse mundo. Viva o hoje de forma intensa para que você tenha a melhor expectativa a cada momento de vida. Se assim o for, você terá se esforçado muito para que seu amanhã seja mais prazeroso e melhor

Quando absorvemos a palavra daquele que veio ao mundo, Jesus, que nos prometeu que nEle teríamos “vida, e vida com abundância”, o amanhã, mesmo que ainda inexistente, poderá ser bem mais proveitoso. E estou certo de que, para que essa promessa te alcance, uma clara decisão precisa acontecer agora. Isso envolve mudança de humor, associada com uma dose forte de amor e gratidão pela vida que recebemos como presente. Se assim não nos posicionamos, a vida nessa terra será desprovida de qualquer sentido, e a perda de alegria existencial se tornará mais forte à medida que nos prendermos às coisas que não são mais passíveis de mudança.

Sei de pessoas que não conseguem se desconectar de algumas situações vivenciadas no passado. E assim elas agem, simplesmente, porque super valorizam o feito, o fato e o caso. O detalhe é que algumas estão presas a coisas de somenos importância, mas que, em virtude da pessoalidade, tomam uma proporção tão grande que o ser não consegue mais ver o melhor da vida no dia de hoje. Desse modo, os que não conseguem se desprender deixam de aproveitar o melhor de Deus no presente. Seu coração, em geral, está sempre à espera de um milagre, mas de um milagre que mude o efeito danoso dos feitos passados, e convenhamos, isso não vai acontecer.

Veja que, se você já chegou até aqui, e em meio à todas as adversidades e sofrimentos, tudo caminha bem, é porque Deus certamente o tirou de situações ruins, de muitos problemas, de grandes dificuldades, e, apesar dos pesares, o trouxe ao tempo presente. Pois bem, a falta de comunhão com Deus é, claramente, o maior de todos os problemas que encontramos no decorrer da existência humana, e, desde o momento em que Deus muda a história do ser, tudo enfim se transforma. Agora, perceba que nem essa transformação pode mudar o que se foi. E desde o momento dessa transformação, o que era, deixou de ser, se fez novo, e só é novo porque Jesus Cristo, na verdade, transformou toda realidade e tudo aquilo que você não tinha como expectativa de vida. Hoje, se Cristo habita em seu coração, essa expectativa é real.

A nova vida surge como novidade de vida, e assim é para trazer vida onde ela não existia. Pense bem, se você tivesse seguido toda sua vida sem Jesus, a coisa não seria muito boa. E tenho certeza que, mesmo com Jesus no seu passado, muita coisa deu ruim, muita coisa não aconteceu, ou algo poderia ter sido diferente. Mas entenda que tudo o que aconteceu e que hoje você não pode mudar é o resultado de posicionamentos e/ou de escolhas erradas, que couberam na permissão do Criador. Pois então, aconteceu, não tem como mudar. Porém agora, Jesus está do seu lado, e meu amigo, com Jesus do seu lado, a perspectiva muda, ela é muito maior é muito melhor. Com Jesus, a possibilidade de superar quaisquer dificuldades que sejam ou que foram, elas vão passar e ficarão no passado. A questão é se conscientizar disso hoje, e ter a certeza de que problemas virão, talvez hoje ou amanhã venham em dobro, mas o detalhe é que, hoje, sua confiança é diferente porque, hoje, você confia e anda com Jesus, e andar com Jesus faz toda a diferença.

Quando você anda com Jesus, você não come do fruto proibido. Quando você anda com Jesus, você não olha para “aquela” mulher, ou para “aquele” homem com más intenções. Quando você anda com Jesus, você não se desvia do seu caminho, mas segue na rota certa, e a jornada não vai lhe causar dano tal como foi com Jonas. Quando você anda com Jesus, a sua fé não fracassa em meio à prova de fogo, ainda que seja em uma fornalha. Quando você anda com Jesus, os leões até rugem, mas não te ferem. Tudo porque o que você tem, tudo que você é gera apenas uma certeza: sua vida está conectada com o autor da vida.

É Ele que te presenteia com o presente do hoje. Então, viva o agora porque ele é um presente que não volta mais. Viver com intensidade não é se apossar de uma palavra qualquer, é reconhecer uma dádiva que o presente de viver nesse dia traz consigo a melhor expectativa do seu amanhã, porque se ele não vier, a expectativa do melhor de Deus continua pela eternidade. E se ele não vier, você terá a certeza de que o que passou, passou. Portanto, para que você não viva o hoje com aquele sentimento fugaz de que poderia ter mudado o ontem, viva o hoje na perspectiva de que, com Cristo, o que você faz hoje não lhe causará nenhum dano amanhã. Deus conhece suas dificuldades recorrentes, e com Ele você vai superar todas elas, porque Ele está à sua frente. Ele viveu o seu passado, Ele conhece o seu hoje, Ele já está no seu amanhã.

Se coloque nos braços do Pai, deixe o passado no lugar que lhe é devido e viva o seu melhor hoje. E, acima de tudo, creia que com Jesus Cristo, independente das circunstâncias, seu futuro será infinitamente melhor. Deus te abençoe!

Reverendo Arlei Chaves Gonçalves

Pastor titular da Igreja Presbiteriana Águas Vivas (IPAV)

Leave a Reply: