Quando uma igreja é fiel

18 de abril de 2022

Quando uma igreja é fiel

Atos 8:1-13

            Nem sempre entendemos as implicações e responsabilidades de sermos cristãos nos dias de hoje. Achamos que as histórias que relatam o martírio daqueles que permaneceram firmes na fé ficaram no passado. E achamos ainda que as responsabilidades de expansão do Reino e de denunciar as heresias eram somente daqueles que viveram mais próximos dos dias dos Apóstolos. Mas basta olharmos à nossa volta para percebermos que as pessoas não têm mais a Bíblia como guia norteador dos seus princípios. Mesmo em instituições de ensino confessionais, o que tem prevalecido é o senso comum das opiniões que, claramente, fogem à ordenança de Deus.

Como já relatei em outra ocasião, numa matéria do Jornal Nacional, de 28 de janeiro de 2020, a nomeação do ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, Benedito Guimarães Aguiar Neto, para assumir o Capes, que é o órgão responsável pelas bolsas de mestrado e doutorado, foi criticada por ele defender que o mundo foi criado do nada ao invés de ter evoluído, pois, até o vaticano endossa a teoria da evolução.

                O texto de nossa reflexão mostra essas e outras implicações de uma igreja fiel.

1º – Uma igreja fiel é uma igreja perseguida (Atos 8:1-3) – Aquivemos que a perseguição que os cristãos sofreram foi tão grande que suas casas eram invadidas, as pessoas eram arrastadas pelas ruas e encerradas no cárcere. Em nossos dias, na maioria dos países há apenas uma perseguição velada, com poucas consequências e mais no campo das ideias, as implicações ainda estão na fase de “deslikes” e “cancelamentos”. Mas ser fiel significa que o mundo nos odeia e por isso nossa mensagem não será bem recebida, pois eles não podem receber o Espírito da verdade (João 14.16).

2º – Uma igreja Fiel é uma igreja que prega o evangelho (Atos 8:4-8) – Mesmo perseguidos, a pregação da Palavra não era uma opção. Ao andar pelas cidades, fugindo de seus algozes, os cristãos seguiam pregando o arrependimento. Existe uma frase muito usada, até mesmo em nossas igrejas, que foi dita por Francisco de Assis, que diz: “Pregue o evangelho em todo tempo, se for preciso, use palavras”. Mas a Bíblia nos orienta que o evangelho deve ser pregado com palavras e vivido com atitudes. A forma normal que Deus usa para salvar o pecador é através da sua Palavra. O evangelho é a pura e simples pregação da palavra de Deus. É a boa nova que nos livra da condenação que merecíamos, pelos méritos de Cristo. É a luz entrando nas trevas. É o tornar-se nova criação.

3º – Uma igreja fiel é uma igreja que expõe as heresias (8:9-13) – Mesmocom as ilusões e mentiras de Simão, mesmo com sua autopromoção, ao aceitar os elogios que diziam ser ele o poder de Deus, a proclamação da palavra (implicação) por uma igreja fiel, trouxe à luz (consequência) quem era o verdadeiro poder, Jesus nosso salvador. Isso tem alguma semelhança do que temos visto hoje? Quer saber se existe alguma heresia no que as pessoas ou igrejas estão falando? Basta saber se é o Cristo ressurreto que está sendo exaltado e que é somente por ele que temos a salvação. Qualquer coisa diferente disso trata-se de uma heresia.

            Nesses tempos difíceis, não deixemos de ser uma igreja fiel, que mesmo perseguida, proclama a boa nova de salvação e expõe, à luz da Bíblia, aquilo que não está em conformidade com ela.

Seminarista Ricardo de Souza Gaúna

Presbítero na Igreja Presbiteriana Águas Vivas (IPAV)

Leave a Reply: