Também podemos agradecer

3 de dezembro de 2021

Yuri Figueiredo Moxteq0oznu Unsplash

Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. ”

Salmos 126.3

Esse texto se reporta ao momento do retorno de uma parte do povo de Deus do exílio na Babilônia onde passaram 70 anos em cativeiro. Dentre as várias nações conquistadas e levadas de suas terras, Israel teve a milagrosa oportunidade de retornar e reconstruir. Lendo a história bíblica, aprendemos que nada aconteceu por acaso, mas como resultado da intervenção divina (2ª Cr 36.17-23).

O povo de Israel fora escolhido por Deus, liberto da escravidão no Egito e estava sendo conduzido para uma nova terra onde havia abundância de “leite e mel”, ou seja, terra de fartura e paz. Durante essa jornada por vales e desertos, montanhas e planícies, enfrentando povos hostis, Deus demonstrou seu poder com grandes sinais e maravilhas. Ele renovou seu amor e cuidado para com o povo a cada dia suprindo-lhe suas necessidades. Eles só tinham que entender que eram peregrinos. Em cada lugar e momento da jornada, fossem bons ou ruins, eles precisavam saber que não era ali, no deserto, seu lugar de descanso. A terra prometida estava um pouco mais a frente. Assim como fez com Adão lá no Éden, Deus só lhes pediu uma coisa: que vivessem em obediência para desfrutar da Sua benção, pois, a desobediência os privaria dela. Infelizmente, eles escolheram desobedecer, ao ponto de irem para o cativeiro.

Em nossa vida, também nada acontece por acaso, nem mesmo o passar por uma pandemia. Não vivemos à mercê da sorte, mas na firme convicção de que temos um Deus que é Senhor da história e que tem seu olhar e cuidados à disposição do Seu povo, dia após dia.

Assim como Israel, nós também estamos numa jornada. Entre as alegrias desta terra e momentos nem tão bons assim, precisamos saber que também somos peregrinos. Deus também prometeu um lugar maravilhoso para os que O amam. Ele nos despertou, nos redimiu de uma vida de pecados e nos presenteou com a redenção através de Jesus Cristo. Ele pede para andarmos com Ele e promete não nos desamparar ao longo da jornada. Pelo contrário, Ele promete suprir as nossas necessidades e ser O nosso Deus. Só uma coisa Ele também espera de nós: obediência à Sua Palavra. Porém, os acontecimentos destes últimos dois anos, como essa pandemia, parecem ter sido como um cativeiro. Fomos privados de muitas coisas, até mesmo de estar na casa do Senhor. Estávamos como que exilados em nossa vida e em nossa casa. Não há dúvidas, se olharmos mais de perto nossa vida, nossa sociedade e nosso mundo, encontraremos razões para Deus ter permitido tal acontecimento. Mas, por termos o mesmo Deus que foi misericordioso com Israel, também estamos podendo retomar a vida. Eles, após 70 anos no exílio voltaram a adorar a Deus em Jerusalém.

E nós, após esses quase dois anos de pandemia, estamos podendo voltar à casa do Senhor para O adorarmos juntos. Deus é Fiel. Ele nos preservou, sustentou e esteve conosco todo tempo. É ou não é? Nas palavras do salmista: “Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio” (Sl 94.17). Ao olhar e desfrutar da restauração, eles se encheram de gratidão e alegria, pois reconheceram que foi pelas ações do Senhor. A expressão “com efeito” significa “nossa isso é inacreditável!”. É a nossa vez de olhar a vida e retomar a caminhada. Qual a minha e a sua atitude pelo que Deus fez e está fazendo? Palavras como sustento, cuidado e bondade vêm à nossa mente, concorda? Então, também podemos nos alegrar em Deus, agradecer e Louvá-Lo por seus grandes feitos em nossa vida dizendo “Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.”.

Reverendo Edilson Martins

Leave a Reply: