Vamos celebrar

4 de outubro de 2021

Cross 5936598 1280

Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei”.

Salmos 35: 18

Enquanto preso aos dogmas do judaísmo, Jesus celebrou. Ele celebrou porque celebrar faz parte da vida, da comunhão e da vida em família. Celebramos a vida, porque uma vida sem celebração perde muito da sua alegria, perde do seu encanto e muito do seu propósito. São muitos os afazeres e questões as mais diversas que precisamos enfrentar rotineiramente, por isso, sem ter o que festejar, a vida perde muito dos seus objetivos.

Somos bombardeados a todo instante por questões difíceis, sem falar nas dores do dia a dia – “basta a cada dia o seu mal”. São muitas situações que acontecem e levam as pessoas a celebrar. O mundo secular vive constante e cotidianamente na busca por motivos e meios de celebrações. À nossa vista, temos aniversários, feitos diversos e muitas datas comemorativas em que o homem para e se vê a celebrar.

No meio Cristão, dentre as maiores celebrações que conhecemos, encontramos na Páscoa um momento único.  Esta é a grande celebração, pois nela, festejamos a transição do cativeiro para a liberdade. E para o povo de Deus, isso significa muito. Temos também o próprio nascimento do filho de Deus. A importância desse feito é tão grande que muitos, mesmo sem a considerar, a celebram. Neste mundo, essa data comemorativa, dentre outras que temos ano a fora e nos vem à mente, nos lembra de que celebrar é viver.

Muito bem, e quanto a nós? Quais são as datas que mais nos empolgam e por que devemos celebrá-las? Celebramos porque é importante e, claro, a alegria da celebração é um convite à vida. Dentre tantos, no dia de hoje, temos algo em comum e muito particular. Nesse convite, inclui-se um momento singular da igreja de Cristo nesta localidade, a Igreja Presbiteriana Águas Vivas, que hoje comemora o seu terceiro ano de existência organizacional. Já estamos aqui há quase 10, mas esse é o terceiro ano em que estamos andando com nossas próprias pernas. É o início de um caminhar longo e, com certeza, é também um processo desenvolvido com muitas expectativas e, certamente, amparado pela fé de que eu e você possamos nos dedicar ao serviço do Reino.

Cada um tem com o Reino e para com a igreja sua parcela no seu desenvolvimento, e é o seu envolvimento que torna possível essa celebração no dia de hoje. Hoje completamos mais um ano de vida; são três aninhos, e esse ano já vem repleto de muitos feitos, nos quais você está deveras incluído. Você, meu querido irmão, faz parte desse momento. Nesse terceiro ano, iniciamos o nosso primeiro ponto de pregação, e esse trabalho avança, nutrido pela graça, prioritariamente com o propósito de ser igreja. Vamos de “vento em popa”, confiantes de que o Senhor é quem nos leva a caminhar.

É com fé no Senhor da igreja, com uma liderança preparada e firmados no propósito de ser uma igreja que serve a sua comunidade e pensa no crescimento do Reino, que seguimos em frente, com o desejo de servir a Cristo. Isso é motivo para nos alegrarmos; esse momento é para celebrarmos com muita alegria. A Congregação Esperança é uma realidade na vida da Igreja Presbiteriana Águas Vivas. Junte-se a isso nossos trabalhos sociais. Nos envolvemos diretamente no social para que outras pessoas não passem necessidades, no que tange a bens alimentícios. Não podemos deixar que nossos irmãos sintam falta de alguma coisa ou tenham outras necessidades básicas de subsistência.

Veja bem, você faz parte de uma igreja em que o trabalho social é visto a “olho nu”. Desde maio deste ano, apoiamos algumas famílias com uma alimentação que abençoa uma família de quatro pessoas em suas necessidades básicas mensal, e isso só é possível pela sua participação. É através da sua oferta e do seu dízimo que abençoamos outros. Estamos na iminência de adquirir um imóvel, o que nos alegra muito, pois, se o Senhor permitir, será um local onde teremos , com mais conforto, a oportunidade de cultuar e agradecer. Nossa participação se dá ainda na continuidade do trabalho da casa de recuperação Maanaim, esse projeto envolve recuperar pessoas que estavam alijados da sociedade para reintegrá-las a sua família e conduzi-la de volta ao convívio comum das pessoas. É uma maravilha de Deus e tem abençoado vidas ao longo dos anos. Meu querido além de tudo isso ao participar da igreja você é um evangelizador, quando você congrega, quando você dízima, quando você se insere na vida da igreja, seja na oração, no louvor ou na sua participação com fidelidade nos seus dízimos.

Deus tem nos proporcionado a oportunidade de abençoar outros com suas ofertas e doações. Sem contar que a igreja está com expectativas de crescer em outros horizontes. Temos apoiado diretamente duas congregações no interior da Bahia (Anagé e Aratu), e em Carmópolis, interior de Minas gerais. Sem sobra de dúvidas, ainda há muito o que se fazer, mas também não faço a mínima cerimônia de te dizer que é tempo de celebrar. A todos que direta ou indiretamente fazem parte desse trabalho, que Deus os abençoe rica e abundantemente, porque celebrar faz parte da vida.

Reverendo Arlei Chaves Gonçalves

Leave a Reply: