Exortação Trinitária

13 de setembro de 2021

Exortação Trinitária

... orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”.

Judas 20.21

            Temos aqui nesses dois versículos de Judas aquilo que os estudiosos chamam de “forma trinitariana” de exortação, ou seja, uma exortação que envolve as três pessoas da Trindade. Veja: “orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo…”. Não devemos estranhar que o Pai seja chamado simplesmente de “Deus”, em vez de “Deus Pai”, pois, no Novo Testamento, a palavra “Deus” pode ser um sinônimo para a primeira pessoa da Trindade, conforme Efésios 4.6. Vamos à análise do trecho:

            “… orando no Espírito…” – Orar no Espírito é orar de acordo com o Espírito, em concordância com Ele, e, se quisermos saber o que pensa o Espírito, temos de ver o que a Bíblia ensina, pois toda a Bíblia é inspirada por Ele. Assim, quando estivermos orando, temos de pensar: o que a Bíblia diz a respeito do que estou falando em minha oração? Estou pedindo o que deveria pedir? Estou deixando de agradecer por algo sobre o que deveria demonstrar gratidão? Esse projeto que coloco diante de Deus tem apoio no ensino das Escrituras? Tudo, em nossas orações, deveria passar pelo crivo da opinião do Espírito, e a opinião do Espírito está nos ensinos da Bíblia.

            “guardai-vos no amor de Deus” A Edição Contemporânea de Almeida traduz essa oração da seguinte forma: “conservai-vos no amor de Deus”. Judas apela para que seus leitores continuem vivendo de acordo com o amor de Deus, e aqui se refere ao chamado amor “ágape”. Em grego, há três palavras para amor: éros, que se refere ao amor entre homem e mulher, e de onde veio a palavra erótico; filéo, que se refere ao amor entre amigos e entre homens e coisas – daí porque filadélfia significa “amor fraternal” (adelfós é a palavra grega para irmão) e filosofia é “amor à sabedoria” (sofia é a palavra grega para sabedoria) –; a palavra ágape, por sua vez, se refere ao amor que Deus derrama em nossos corações. É aquele amor de 1 Coríntios 13, um amor que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (v. 7). O que Judas está querendo é que seus leitores se conservem dentro desse tipo de amor, o amor ágape, que vem de Deus. Só assim eles permanecerão firmes contra as investidas dos adversários da igreja, e não cairão no erro de invejar ou difamar seus líderes, muito menos querer o mal de quaisquer um deles.

            “esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” Por fim, Judas pede a seus leitores que mantenham a esperança na misericórdia de Deus. A misericórdia normalmente é confundida, nos meios evangélicos, com graça. A diferença entre os termos é que graça implica em “dar aquilo que não se merece”, enquanto que misericórdia significa “deixar de dar aquilo que se merece”. Ou seja, quando Deus dá uma bênção ao pecador, ele o faz por Sua graça, visto que não merecemos receber nada da parte dEle (veja Lc 1.30, 31), e quando Deus deixa de nos tratar consoante os nossos pecados, ou seja, quando Ele resolve não nos punir ou destruir, mesmo sendo nós merecedores de Seu castigo, isso é misericórdia. Por isso, é que Jeremias disse, em seu livro de lamentações: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3.22).

            Os leitores de Judas poderiam ter a esperança de contar tranquilamente com a misericórdia de Deus para a obtenção da vida eterna. É somente pela misericórdia de Deus que não se vai para o inferno, pois, como diz a Bíblia, “não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10). A única diferença de nós para os que serão condenados eternamente é que fomos objetos da graça (favor imerecido) de Deus. Por isso, vale à pena manter a esperança e ficar firme nesse evangelho. Como o próprio Jesus diz em Apocalipse, “sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

Presbítero Kleber Cavalcante

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