Antes de criticar a Deus ou reclamar de seus problemas, leia isto

3 de maio de 2021

Antes de criticar a Deus ou reclamar de seus problemas, leia isto

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?”

Habacuque 1.13

Visto que Deus estava usando o maldoso Império Babilônico para disciplinar as nações, temos aqui uma razão de perplexidade para o profeta Habacuque. Ele não entende como um Deus tão “puro de olhos” (uma maneira de dizer que Ele não pode ver o mal e a opressão) pode tolerar “os que procedem perfidamente” e se calar “quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele”. Note que a reclamação é com respeito ao fato de Deus estar usando um povo iníquo para disciplinar outros povos. Resumindo, o profeta questiona a maneira de Deus agir.

Proceder “perfidamente” é agir traiçoeiramente. Por isso é que a Bíblia na Linguagem de Hoje traduziu esse texto chamando os caldeus (ou babilônicos) de “traidores”. Por isso que o profeta bate nessa tecla: como é que Deus pode usar gente dessa laia?

Esse tipo de questão também é muito levantada hoje em dia quando vemos Deus usando pastores em pecado. Às vezes se descobre que o indivíduo estava há anos em adultério e, mesmo assim, seu ministério sempre se mostrou uma bênção. Como explicar tal coisa?

O que deve ficar claro para cada um de nós é que Deus é soberano e nem o pecado humano é maior do que o Seu poder. Se, para cumprir os seus propósitos, for necessário usar um homem em pecado, Ele o fará. É evidente que, no momento certo, esse “instrumento sujo”, que foi usado por Deus, receberá sua punição. Enquanto isso, porém, o Senhor realiza soberanamente a Sua vontade.

Mas note que Judá, apesar de seus pecados, era um povo mais justo do que os caldeus, assim como os crentes são melhores do que os ímpios, independentemente de seus pecados. Logo, era como se Deus estivesse usando o mundo para julgar a igreja. Mas pense comigo: será que Ele não tem feito exatamente isso com muitos crentes, nos dias de hoje? Veja que há muitos irmãos que reclamam de perseguição no trabalho, na escola, na vizinhança e por aí vai… Quem sabe Deus não está usando um não crente para ensinar uma lição a esse irmão? Isso não significa, porém, que o ímpio é melhor do que o justo. Significa simplesmente que Deus é soberano para usar quem quiser em Seu ato de disciplina.

Portanto, vamos observar com mais atenção se o que estamos sofrendo, até por parte de pessoas não crentes, não é fruto de uma omissão de nossa parte quanto a agir como crentes. Às vezes, é apenas isso. Em vez de querer sair amarrando Satanás, vamos primeiro amarrar o velho homem que está em nós, o qual insiste em nos perturbar.

Deus nos abençoe.

Presbítero Kleber Cavalcante

Leave a Reply: