Levados pelas correntes de Águas Vivas
25 de janeiro de 2021

Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, […] porque as suas águas saem do santuário”
Ezequiel 47.9a e 12d
É fantástico o poder que a Água Viva tem de sustentar, transformar e movimentar a vida do cristão neste mundo árido, seco e cada vez mais sem vida. A razão do seu potencial está na sua origem. A fonte da Água Viva é o próprio santuário de Deus. Você não vê, mas as suas correntes estão fluindo a todo instante e por todo mundo.
Esse pequeno extrato da profecia de Ezequiel no capítulo 47, quando ele descreve sua visão da “torrente das águas purificadoras” nos revela um pouco dessa ação poderosa. Os versículos 8 e 9 desse capítulo declaram que, até mesmo o Mar Morto, que é morto por sua elevada condição sulfurosa e salinizada, resultante da grande punição de Deus sobre os terríveis pecados de Sodoma e Gomorra (Gn 19.24), será um dia alcançado e curado pela presença da Água Viva, e que dele serão extraídas coisas agradáveis.
Não é preciso pensar muito para entendermos que esse registro é uma comparação que nos ensina sobre o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo, nas piores situações e condições de vida que o homem possa mergulhar. A Água Viva pode restaurá-lo. Ela pode transformar filhos da ira em filhos de Deus. Isto se beberem da Água Viva, se hidratarem sua vida espiritual, diariamente, com essa bendita Água que procede do próprio Deus. E onde encontrar essa Água Viva? Como beber dela?
Pelo texto de João 7.37-38, sabemos que Jesus se apresenta como sendo Ele mesmo a Fonte de Águas Vivas, ao bradar “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Naquele mesmo texto, no verso 38, Ele esclarece que beber dEle é CRER NELE. Essas metáforas e comparações desafiam todo crente a sair da inércia, da estagnação e a se movimentar em busca da Fonte, que é Sua bendita Palavra, e beber dessa Água (ler a Palavra). Uma vida espiritual bem nutrida pela Água Viva se refaz das fadigas desta vida; se restabelece diante das ardentes ondas de angústias e de insegurança que tentam desestabilizar a fé e gerar comodismo ou promover um retrocesso. Jesus, a Fonte de Água Viva, também disse que, quem dEle se alimenta por Ele viverá (João 6.57) e que, quem tem os seus mandamentos e os guarda, esse é o que, de fato, O ama (João 14.21). Esse é sempre recompensado pelo amor, dEle e do Pai.
Ainda nos versos de Ez 47.3 a 5, o profeta Ezequiel fala dos níveis que estas Águas Vivas que saem do trono de Deus atingem na vida dos viventes, ao descrever que viu “um homem” medir com um cordel (linha) de medir a profundidade das águas. Concordo com o pastor Hernandes Dias Lopes quanto ao fato de que esses níveis apontam para o progresso de cada um de nós na vida espiritual. No versículo 3, as Águas Vivas estão nos tornozelos, significa o início da vida cristã, os primeiros passos e o discipulado. No verso, elas estão nos joelhos, e significa que a vida espiritual está se desenvolvendo, com oração, leitura da Palavra e comunhão. Ainda no versículo 4, ela atinge os lombos, e isso significa que o cristão amadureceu e está produzindo e reproduzindo, gerando frutos. E, por fim, no versículo 5, as Águas Vivas se tornaram um caudaloso rio, que só se atravessa a nado, ou seja, significa que o cristão já está tão envolvido com a Fonte e pelas Águas que é levado por suas correntezas. Sua vida já está inteiramente mergulhada e envolvida por Aquele que é a Fonte das Águas Vivas e ele se vê levado pelas coisas do Seu Reino.
Amados, devemos nos questionar todos os dias o quanto estamos bebendo e nos deixando envolver pela Água Viva que emana do trono de Deus e que estão a nossa disposição em Sua bendita Palavra que é a Fonte. Não podemos ser crentes com uma fé desidratada. Estamos cercados por pessoas sedentas e carentes de Deus e de salvação. Portanto, devemos beber (ler), para nos alimentar e nos fortalecer, e também podermos, como diz a Escritura, fluir das correntes de Águas Vivas para outros (João 7.38).
Quem é alcançado pela Água Viva não se torna uma represa fechada em si mesmo, mas vive e se empenha em jorrar e fluir vida a fim de que outros vivam também.
Reverendo Edilson Martins