Começar, manter e continuar Orando

15 de dezembro de 2020

Começar, manter e continuar Orando

Orai sem cessar

1 Tessalonisenses 5.17

Tudo começa com oração.” Essa frase tornou-se conhecida em nossa igreja. E é mais que um lema. É uma verdade que está sendo vivida, pois esta igreja valoriza e ama a oração. Nestes tempos de pandemia, quarentena e tantas adversidades, a oração tem sido um forte alento, sustento e bálsamo ao meu, ao seu e ao coração do povo de Deus; em nossa Igreja, e entre o rebanho do Senhor espalhado pelo mundo. Em tudo nesta igreja você verá oração.

Nosso exemplo de oração e incentivo à oração é o próprio Cristo. Jesus teve uma vida de oração. Embora fosse íntimo do Pai e soubesse que tinha pouco tempo para fazer tantas coisas (apenas três anos de ministério entre nós), Ele dedicou muito de seu tempo à oração, como demonstram os evangelistas: Mateus 14.23, Marcos 1.35 e Lucas 5.16. O evangelista João aborda o fato de forma diferente. Em seu livro, Jesus se apresenta como sendo aquele por meio do qual às nossas orações serão atendidas “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13).

Jesus sempre separava tempo para orar. Não somente seguindo horários rígidos como ao acordar, nas refeições e ao dormir. Alguns textos apontam que Ele gostava de passar várias horas das noites em oração: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus” (Lc 6.12).

Os momentos que antecederam sua crucificação foram marcados por oração: no cenáculo, no Getsêmani e no Calvário. Até mesmo em seus momentos de agonia na cruz Ele fez três orações: 1) Lc 23.34 “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”; 2) Mt. 27.46 “Deus meu Deus meu, porque me desamparaste”; e 3) Lc 23.46 “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Jesus é nosso melhor exemplo de oração. Seus discípulos, percebendo sua prática e gosto pela oração, lhe pediram “Senhor, ensina-nos a orar…” (Lc 11.1). E Ele os ensinou; eles aprenderam e valorizaram essa prática, pois quando a igreja cresceu e enfrentou as primeiras dificuldades no atendimento dos membros, eles não abriram mão do tempo dedicado à oração e à Palavra (At 6.4).

São muitas e emocionantes as experiências da igreja e dos servos de Cristo no passado e ao longo da história devido à dedicação em oração (At 4.23-31; At 16.22-34). Em nossos dias, temos entre nós dezenas de irmãos que tem testemunhos de grandes vitórias devido à oração. Tenho certeza que você, assim como eu, também tem suas próprias experiências de oração. Embora não devamos nos guiar pelo que vemos, e sim pelo que cremos, essas experiências são reais, estimulam a nossa fé e nos incentivam a orar mais. É ou não é?

Somos uma igreja em crescimento. Vivemos em um mundo que está em constante movimento. Ficam as seguintes perguntas, nesta conclusão: Como a oração pode ajudar nossa igreja a se estabelecer e crescer? Qual o papel da oração em nossas vidas nestes dias tão diferentes?

Vamos orar. Orar a fim de manter nosso relacionamento diário com o Deus. Podemos pedir o que precisamos e agradecer pelo que já temos. Vamos orar pelos nossos familiares, pelos nossos irmãos e amigos. O mesmo Deus que cuida do universo tem tempo e poder para cuidar de nós e deles também. Vamos orar para que, mesmo nesses dias diferenciados, Deus nos preserve e nos use como instrumentos de divulgação do genuíno Evangelho, a fim de vermos crescer o número dos Seus adoradores, em nossa Igreja e em muitos outros lugares.

O ano está acabando. Começamos orando. Sustentamos a vida de oração por todo ano e não podemos parar. Vamos prosseguir orando.

 Concluo com três frases sobre oração:

Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar.” Matthew Henry (1662-1714)

A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra.” Robert Law (1788-1874)

“Não comece nada até que você tenha orado. Comece, continue e termine tudo com oração. Mas, especialmente, comece com oração!” Charles H. Spurgeon

Reverendo Edilson Martins

Leave a Reply: