Gratidão

3 de outubro de 2020

Gratidão

Porque nós somos cooperadores de Deus

1 Coríntios 3: 9

Pela graça do bom Deus, chegamos ao segundo aniversário. E, mais uma vez, encontro-me por aqui, com muitas bênçãos para contar. Mas, sem qualquer dúvida, muito mais tenho a agradecer.

Estamos celebrando mais um ano, e desde a nossa origem, no primeiro culto realizado nos idos de 2012, quando éramos um ponto de pregação, o que, por conseguinte, nos remete à primeira reunião do Grupo Familiar Águas Vivas, foram muitas as realizações efetivas em prol do Reino; porque Deus nos permitiu sermos instrumento dEle em Sua obra. Quem viveu, sabe. De lá para cá, seguem-se dezenas de atividades, muitos encontros, ações diversas e trabalhos dos mais variados já realizados. Muitos irmãos e irmãos, alguns desde o início deste trabalho, ainda encontram-se por aqui, estes e outros que, direta ou indiretamente, estão envolvidos na realização de tudo quanto foi feito até hoje. E muito há por se fazer. E, mesmo assim, devemos saber e nos lembrarmos sempre de que tudo só pôde e será realizado pela boa mão do Senhor nosso Deus, que até aqui nos tem conduzido.

Como é bom compartilhar esse momento com todos que, até aqui, têm acreditado no trabalho que Deus nos confiou – pessoas abnegadas e mãos generosas de voluntários e voluntárias a serviço do Reino. Pode não parecer, mas muitos outros irmãos queridos, que aqui deram a sua contribuição, já se foram daqui, deixando, contudo, o seu legado, e que, atualmente, desempenham o seu chamado de servir no Reino em outras igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Trago cada um no coração. Porém, hoje, comemoramos com os que estão presentes nas nossas celebrações, liturgias, encontros, serviços sociais, atividades especiais de missões, assim como na arrumação da quadra, na realização de eventos, etc. Pois é, já tivemos algumas celebrações, e assim seguimos. E hoje trabalhamos com afinco para nos conectarmos a este mundo cada vez mais digital. São diversos os irmãos que, de diferentes formas, se engajam no trabalho em suas mais diversas formas. Somos, por exemplo, uma igreja dizimista e fiel aos princípios das Sagradas Escrituras. E temos feito tudo o que é possível para nos mantermos ativos, mesmo em meio a esse tão propalado isolamento social do tempo presente. Que um dia isso seja apenas uma história a se contar. Vamos sim, contar que, um dia, comemoramos nosso segundo aniversário em meio a um distanciamento social obrigatório.

Nessa já grande engrenagem, sim, já deixamos de ser medianos há muito tempo. É por isso que, inclusive, alguns já passam despercebidos, algo que temos que primar para que não aconteça comumente em nossa igreja, haja visto que o resultado do que temos hoje é fruto do trabalho incansável de cada membro da IPAV, e você, querido membro, faz parte desta história. É notório na vida da igreja o resultado de seu trabalho, meu irmão. Sou feliz em pode dizer: a IPAV conta com tanta disposição e com tanta alegria de participar que alegra por demais meu coração. Somos uma igreja que serve. Somos missionários, somos ação social, somos jovens, somos adultos, somos crianças e casais, somos famílias, somos Grupos Familiares, somos adoração… É, irmãos, há dois anos, somos igreja. E a alegria da qual somos acometidos não cabe nas letras.

Contudo, desabrocha à nossa frente mais um ano de grandes desafios, pois os sonhos não cessam, e os anseios que invadem a nossa mente estão em ebulição por vermos tantas almas sendo alcançados por Jesus através do trabalho efetivo de cada irmão. Para este ano, outros meios de serviços e de servir certamente aparecerão. Que estejamos prontos, e que Deus nos ajude! Novos voluntários serão necessários e boas equipes devem ser preparadas para isso. Outros ministérios devem ser fortalecidos. Trabalho é o que não falta. Então, para você que está, porventura, chegando à IPAV neste tempo, bem-vindo ao serviço no Reino, e seja Deus Glorificado por meio de seu serviço, meu irmão.

Quando olho para cada irmão que se dispõe ao serviço, a esperança me leva a crer que não podemos ficar esperando por chamados e convocações futuras, temos que nos dispor hoje. A igreja tem o seu tempo na história, e o nosso tempo é hoje. A igreja é a porta de entrada dos que desejam viver em comunhão com o Senhor da Igreja, Jesus Cristo. Ela é o melhor lugar de acolhida no Reino. Sejamos sábios na recepção dos que se achegam a nós. Estejamos com os braços da acolhida abertos e o abraço apertado da comunhão a todos que se dispõem a servir, a ajudar, a doar o seu tempo e o seu coração para o Reino. Fica a minha deixa para quem ainda se sente inoperante: apresente-se à liderança e fale de suas preferências, de sua disposição em cooperar, pois “Somos cooperadores de Deus”, e é assim que você vai se integrar mais facilmente em algum ministério.

Fica meu mais sincero agradecimento a Deus por me proporcionar tão rica benção ao me aceitar no serviço do Reino. Minha gratidão à minha esposa que, de forma incansável e resoluta, está sempre ao meu lado, nos mais variados momentos – nem tudo são flores –, e aos nossos filhos, que sempre motivaram a minha jornada. Sou grato ao Conselho da IPAV por ombrear comigo nesse importante chamado; esses homens são de Deus, eles se multiplicam para servir. Sem contar os demais presbíteros que caminham com a IPAV, e que mesmo em disponibilidade, fazem jus ao nome: estão realmente disponíveis. Aos incansáveis diáconos que não medem esforços para auxiliar em cada trabalho. Aos líderes dos Grupos Familiares, de hoje e de ontem, que labutam em pastorear. A todos, quer seja nas áreas mais visíveis de serviços ou naquelas mais ocultas. Minha gratidão aos que dispensam um tempo precioso da sua rotina para ajudar e a todos que se juntaram a nós até a data desta celebração. A IPAV é agradecida.

Em tudo, Deus seja louvado. Só encontro razões para apenas um motivo: render glórias a Deus por tudo o que Ele nos permitiu fazer até ao dia de hoje. Agradecer do mais profundo do coração a todos quantos se oferecem a Deus com o melhor de si, e que entendem serem cooperadores, e cooperam para crescer.

Oro para que Deus nos conceda vitalidade para dinamizar no ano que se segue, com a mesma disposição em servir. Que se registre, da parte da Igreja Presbiteriana Águas Vivas, o meu mais sincero e profundo agradecimento a todos que integram essa grande família, que já entende que tudo começa com oração. E que aqui nós realmente abracemos você. Que Deus lhes retribua, meu irmão e minha irmã, com o dobro de bençãos sobre sua vida e família tudo que você tem se disposto a ser como igreja. Abraço forte!

MUITO OBRIGADO!

Reverendo Arlei Chaves Gonçalves

Leave a Reply: