Não precisamos temer, só precisamos crer
8 de junho de 2020
Na leitura do início do livro de Ester, vemos que o rei Assuero deu em sua corte uma grande festa, com duração de vários dias e com muita fartura. Para demonstrar a grandeza do seu império, ele ordenou que ninguém fosse à presença do rei com espírito de luto ou de tristeza.
Mas, Deus nos trata de forma diferente. Ele conhece bem a nossa fragilidade, conhece o íntimo dos nossos corações e sabe que, em nossa vida aqui, podemos vir a sentir medo, enfrentar lutas, enfermidades e adversidades.
Não foi por acaso que Ele disse a Josué “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).
Deus não pede para negarmos nossos temores, mas para os enfrentarmos com confiança. Ele sabe que a vida aqui tem suas dores, mas pede para não ficarmos acuados e com medo, mas seguirmos em frente, certos da sua companhia.
É Ele quem nos diz “Não temas, crê somente” (Lc 8.50). Por isso, Ele nos revela o seu amor, seus cuidados, sua constante, doce e, ao mesmo tempo, poderosa presença, tira de nós todo medo, e nos capacita a agir e a seguir e também nos habilita a amar, mesmo quando não somos amados, ou quando estamos angustiados.
Ele nos mostra um alvo a atingir, um exemplo a seguir: o do seu filho Jesus Cristo que, em seu maior sofrimento e diante do lamento da morte, ainda assim, amou e perdoou.
Quem tem maior amor do que Este? Quem já enfrentou sofrimento maior que o dEle?
Por três dias houve tristeza, houve lamento e alguns ficaram com medo. Mas, como diz o salmista: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”; e no mesmo versículo ele nos ensina que, “no seu favor, está a vida” (Sl 30.5).
Ele viu o seu penoso trabalho e ficou satisfeito. Ele foi capaz de vencer o que mais nos assusta, para não vivermos mais assustados.
Ele viveu como nós e desfrutou como nós da vida aqui, das suas alegrias e tristezas.
Por isso Ele pode, nos dizer com certeza: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11.28)
O mesmo Espírito que agia nele, Ele enviou para agir em nós. Ele disse, por intermédio do profeta Isaías: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim … a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória” (Is 61.1-3).
Por isso, o mesmo Espírito que O fortalece, fortalece a todos nós. Ele está lá, estabelecido ao lado de Deus Pai, mas, em sua divina Onipresença, continua aqui, agindo naqueles que o buscam e vão a Ele, como Ele prometeu.
Para nos enraizar em sua presença, de forma profunda e segura, como um carvalho que, diante dos vendavais e das tempestades, permanece firme, Ele é poderoso para nos manter de pé, nos sustentar na fé; e tudo para Sua glória. Não por nós, mas por Ele agindo em nós.
A alegria do Senhor é a nossa força. Se vivermos na presença do Senhor Jesus, encontraremos forças para viver e nos alegrar.
Não precisamos temer, só precisamos crer.
Reverendo Edilson Martins