Quem guarda a Palavra, se guarda do erro

9 de dezembro de 2019

Quem guarda a Palavra, se guarda do erro

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Sl. 119: 11). “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei” (Gl. 5: 19 – 23).

O que é que você tem guardado no seu coração? Pare e pense por um minuto nos textos da Palavra de Deus que lhe vem à mente e veja se você sabe as suas referências. Espalme as mãos e, em um minuto, tente se lembrar de pelo menos cinco textos que são deveras importantes para você. Feito isso, pense em quantas vezes esses textos vem à sua mente durante o dia. Agora pense em quantas vezes por dia essas questões que se seguem invadem seu pensamento sem que você ao menos perceba ou sequer autorize que assim seja: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas.

Quantas coisas semelhantes a estas dominam sua mente e coração durante o dia. Se pensar bem vai perceber que muito mais de lixo do que da palavra de Deus ou de qualquer outra coisa boa são as coisas que prevalecem no seu coração; aí pensamos, se o Senhor é meu Pastor, o que tem me faltado.

Meus irmãos, se esses são os pensamentos que mais dominam nossas mentes, onde foi parar o nada me faltará? Onde fica o cumprimento do Salmo que afirma: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores”? Ou o que deixa claro a todo cristão que “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam todas de louvor a ti senhor rocha minha e redentor meu.” E, ainda, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra”, “Os que confiam no senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre”. Poderia ser assim o nosso dia, a nossa vida e tudo mais que nos cerca. Esses detalhes e por menores seriam, em tudo, uma verdade. E se tais atitudes tomassem conta do nosso ser, essas verdades iriam fazer toda a diferença na nossa existência.

Quem age dessa maneira, vai naturalmente perceber que o pecado está rondando sua vida, constantemente, e isso o tempo todo. Não importa o que você faça, e mesmo que você não faça nada a possibilidade de erro é enorme. Quem sabe disso, reconhece a necessidade de constantemente se lembrar da importância de meditar na Palavra. O problema do erro não está em fazer ou não fazer, mas sim no que sua mente pensa e no que o seu coração te induz a fazer. Isso sim se configura no que você pode ou não errar.

Uma coisa é certa: não se deixe levar pelo seu coração, porque ele é extremamente enganoso; e quem assim decide fazer, se tornara um pecador contumaz. Mas se você combater essas coisas notará, naturalmente, que os erros e as coisas que possam fazê-lo pecar vão, naturalmente, se afastar da usa vida.

Às facções e às invejas, resista com bondade; às dissensões e à discórdia, reaja com longanimidade. Para com as bebedices e as glutonarias, e as demais coisas ruins que afetam e tiram a sua paz, refute com mansidão, e que as porfias sejam combatidas com domínio próprio. Combata a prostituição e a impureza com doses fortes de amor; a lascívia e a idolatria com a convicção de que Deus é suficiente para todas as suas necessidades. Enfrente o seu pecado com a alegria do Senhor, porque ela é a nossa força. Combata com as verdades das escrituras as impurezas do seu coração.

Dê um basta nos pensamentos ruins que invadem sua mente. Aos ciúmes, resista com doses fortes de amor e benignidade. Em tudo, busque reagir com paz no coração e você se surpreenderá com os efeitos positivos de guardar essas verdades no seu coração. Porque contra essas verdades das Escrituras, não há lei. Que Deus nos ajude!

Tudo começa com oração!
Reverendo Arlei C. Gonçalves

Leave a Reply: