O Salmo do Pastor

8 de novembro de 2019

O Salmo Do Pastor

Esse deve ser um dos textos mais conhecidos da Bíblia. Mais de 80% dos cristãos deve conhecer esse salmo de cor. Esses versos carregam em seu conteúdo uma mensagem que consola os aflitos de alma, que alegra os tristes de coração e encoraja os desanimados. O Salmo 22 revela o Pastor que morreu pelas ovelhas. O Salmo 24 revela o Pastor que virá outra vez para reunir suas ovelhas. No Salmo 23, Ele é o Pastor que cuida, protege e disciplina suas ovelhas para que elas estejam prontas para serem levadas de volta ao lar. Considere que:

Deus, com os seus atributos da onipotência, onisciência e onipresença, cuida de maneira particularizada de todos nós. No eterno acordo de sua aliança, o Deus de toda glória e misericórdia protege os seus em cada passo de suas vidas. O nosso criador que sustenta, que salva e que por Ele nos movemos e existimos é o principal responsável pela nossa disciplina de vida nesse mundo. Ele é um Deus pessoal, podemos chama-lo de “meu” pastor. Ele mantém uma relação pessoal com as suas ovelhas, nos conhece como ninguém, chama cada um pelo nome, conhece e cuida, suprindo todas as nossas necessidades. Ele é o Senhor, o “meu” pastor. A ovelha não possui uma defesa pessoal, tem visão deficiente e é incapaz de cuidar de si mesma. Sem o cuidado do pastor, ela não sobrevive nesse mundo mal. Sem o pastor para preparar suas provisões necessárias à vida, ela certamente se perderá e dificilmente conseguirá sobreviver.

É o pastor que proporciona o descanso. O “Pastor” a faz repousar em pastos verdejantes e as leva às águas de descanso. O pastor conhece onde ela melhor pode se alimentar Ele sabe onde encontrar a água que vai saciar sua sede. Ele conforta a sua alma para que ela passe em paz e em segurança pelo vale. Além de prover a ovelha das suas necessidades, Ele a conduz às Suas fontes de águas tranquilas, fazendo-as descansar.

É o pastor que mostra a direção que a ovelha deve seguir. Ele as guia nos caminhos das veredas da justiça. Qual de nós resistiria um dia sequer, se fossemos abandonados à própria sorte? Certamente perderíamos o rumo, iríamos tentar seguir por atalhos perigosos, pelos caminhos escorregadios da dor, da morte e do engano. “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto” (Jr 17: 9). Se seguíssemos o nosso coração, nossas escolhas terminariam em curvas perigosas, e a Bíblia afirma que o seu fim não é o melhor, são caminhos que findam em regiões de morte. Mas, o legal, é saber que o Pastor nos guia “pelas veredas da justiça”.

É o pastor que conhece a melhor maneira de consolar uma ovelha. Em nossa caminhada de vida, são incontáveis os perigos. Ser crente em Jesus não é viver em um jardim de infância, todos precisam crescer e entender que nessa vida vamos cruzar por vales, montes e desertos, terrenos difíceis escuros e inóspitos. São mares bravios, rios de correnteza forte, e atravessar por esses ambientes sem a proteção do pastor pode ser um caminho sem volta. Como é bom saber que, mesmo que andemos por esses lugares de difícil sobrevivência, não precisamos temer nenhum mal, porque o Pastor dos pastores está do nosso lado. Sua presença é real e funciona como um remédio para nos livrar de toda dor.

É o pastor que nos conduz de volta ao lar. Ele caminha ao nosso lado diante das dificuldades, nos conduz aos caminhos da vida, nos defende dos mais ardilosos inimigos e nos leva de volta ao lar. Ele prepara uma mesa diante dos nossos adversários. Unge nossa cabeça com óleo para que o mal não corrompa a nossa mente e nos permite uma alegria contagiante. É a alegria de quem regressa de volta ao lar.

As ovelhas de Cristo tem um lar glorioso que as esperam. Logo depois que a sua caminhada terminar nesta terra, elas vão morar na Casa do Senhor para todo sempre. Como será bom voltar para casa! Nem dor, nem angústia, nem tristeza, nem a morte poderá nos separar do nosso Pastor. Temos uma pátria, um lar preparado antes da fundação do mundo. O céu é nosso destino. No aprisco celeste, desfrutaremos de sua maravilhosa companhia. Ele estará ao nosso lado de uma vez para todo sempre, com Ele. Reinaremos, nesse lugar, nenhuma angustia vai nos contaminar, pois lá não haverá mais choro. Como é bom saber que o Senhor é o nosso Pastor.

*Tudo começa com oração! Reverendo Arlei Gonçalves

Leave a Reply: